06/04/09

..."Rota das Leiteiras" ...Passeio Pedestre em Alcains...

Olá a todos…
Hoje vou falar de uma das actividades de que eu gosto e pratico….

Como a maioria de vocês já sabe, eu faço parte da Associação Papaléguas de Alcains, hoje, dia 5, domingo, não faria companhia em nenhuma das voltinhas domingueiras em duas rodas (leia-se Btt) pelo simples facto de ir realizar e participar no Passeio Pedestre "Rota das Leiteiras", na minha terra, inserido na 4ª Feira do Queijo de Alcains.


Ah pois é... juntaram-se a nós um grupo de 360 caminheiros para calcorrear os trilhos em redor de Alcains, num ambiente descontraído e de franca confraternização, foi bom rever muitas caras conhecidas, que já começam a ser frequentes neste tipo de actividade outdoor, que cada vez mais adeptos granjeia.

Com hora de saída marcada impreterivelmente para as 9 horas, saímos "right on schedule" em direcção às piscinas de Alcains, virando depois para a Fonte Maria Rodrigues, agora limpa de silvados, óptima para apreciar e fotografar.


Dali não atravessamos a linha férrea, mas sim virámos á direita entrando na exploração agrícola , Zé das Peles, cujo o caminho vem dar próximo a Sta Apolónia.

Mais á frente entramos noutra exploração à direita que nos levou por alguns singles até à EN 18, mesmo em frente ao Monte do Cabeço do Carvão, onde entramos com cerca de 7 km já andados a um ritmo bem vivo que esticou o pelotão por algumas centenas de metros dos trilhos.

Ai esperava-nos um verdadeiro banquete, na Queijeira do Zé do Cabeço do Carvão, basicamente á base de queijo e seus congéneres, em tal quantidade que só ficou com fome quem não gostava. Mas mesmo esses tinham um variadíssimo sortido de bolos, capazes de aguçar a gula a um grevista de fome!

Com o papinho bem cheio de iguarias, quem é que agora queria andar?? Ah pois… mas ainda faltavam alguns quilómetros para regressarmos a Alcains, onde entramos cerca das 11:45, com cerca de 12 km andados sempre em bom ritmo.

Á nossa espera estava então um certame bem organizado da 4ª Feira do Queijo de Alcains, que vale bem a pena visitar, o que fizemos enquanto aguardávamos que fossem horas para degustar a tradicional feijoada que costuma aquecer o estômagos dos caminhantes.




Para a história fica o rever de algumas amizades, algumas partilhadas no BTT e a certeza que para estes lados há actividades bem interessantes a frequentar, pois os Papaléguas fazem jus de bem servir tanto em quantidade como em qualidade. Um evento que já faz parte do calendário e que para o ano se irá repetir!

Mesmo com o bandulho hoje bem cheio, fico triste em não participar no próximo evento dos Papaléguas, dia 18, dia da III Maratona de Alcains-Gardunha em BTT, porque...

Fiquem bem!
Raptor

Sem comentários: